Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13003
Compartilhe esta página
Título: | Educação e capoeira: figurações emocionais na cidade do Recife-Pernambuco-Brasil |
Autor(es): | Kohl, Henrique Gerson |
Palavras-chave: | Capoeira; Educação; Recife; Teoria Eliasiana; Emoção |
Data do documento: | 31-Jan-2012 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | KOHL, Henrique Gerson. Educação e capoeira: figurações emocionais na cidade do Recife-Pernambuco-Brasil. Recife, 2012. 390f. Tese (doutorado) - UFPE, Centro de Educação , Programa de Pós-graduação em Educação. Recife, 2012. |
Abstract: | Este estudo, materializado no campo da história da educação, intentou desenvolver uma leitura da realidade da capoeira da cidade do Recife nas décadas de 80 e 90 do século XX. Leitura norteada pelo diálogo multirreferencial entre diferentes áreas do conhecimento, em que estabelecemos relações entre alguns conhecimentos dos mestres de capoeira (atores da pesquisa) e as adesões teóricas aqui realizadas. Trabalhamos com a hipótese de que houve mudanças no processo de formação do capoeira, geradas por processos educativos norteados por relações interdependentes materializadas entre figurações da capoeira da cidade de Recife e doutras figurações. Delimitamos o seguinte problema de pesquisa: enquanto fenômeno educativo não formal, como a capoeira desenvolveu-se na cidade de Recife entre as décadas de 80 e 90 do século XX? O objetivo é identificar e analisar o processo civilizatório existente na capoeira desenvolvida por algumas de suas referências na cidade do Recife entre as décadas de 80 e 90 do século XX. Os objetivos específicos são: a) compreender o(s) tipo(s) de relações sociais entre a capoeira recifense e outras valências sociais para analisar como se deu o processo civilizatório da capoeira via algumas de suas referências reconhecidas por alguns coletivos representativos da capoeira local, no referido período; b) compreender o controle das emoções desenvolvido no decorrer do jogo realizado na roda de capoeira por parte de suas referências. Adotamos o viés metodológico da história oral. À guisa de conclusão, tem-se uma tese com relevância educacional que evidencia, à luz da teoria eliasiana, o processo civilizatório pelo qual a capoeira seguiu sendo educada e também educando na teia relacional em que relaciona-se, com suas dinâmicas e mutáveis valências. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13003 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese CE-UFPE Henrique G Kohl 2 PDF.pdf | 9,9 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons